- Área: 330 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Chengdu Wide Horizon Investment Group
-
Fabricantes: ACQ, BAYER, Canfor, LP Brasil, Pangang Group, Teng Da Color Steel Plate
Descrição enviada pela equipe de projeto. A região cênica de Luxelakes, localizada na parte sul de Tianfu, em Chengdu, ocupa uma área de 1,92 quilômetros quadrados. Ela foi classificada como um ponto turístico de nível 4A pela Administração Nacional de Turismo da China em 27 de março de 2019, e tornou-se o "pórtico principal" que conecta Chengdu à porção central da nova Tianfu.
Luxelakes é um complexo de "spa urbano" que conecta a arte, a arquitetura moderna e a ecologia em torno de um lago artificial como núcleo. É um lugar para passear e brincar, e um pioneiro do novo estilo de vida urbano através de seu diversificado portfólio de atividades como suas arquiteturas modernas, exposições e arte contemporânea, além de jardinagem, esportes e ginástica, com ações voltadas para a diversão entre pais e filhos e popularização da ciência e educação.
Antecedentes do projeto: uma experiência de aceleração
De acordo com o cronograma da Luxelakes, era necessário concluir o projeto e colocá-lo em uso dentro de 5 meses, dessa forma, a equipe deu prioridade às edificações pré-fabricadas.
Conceito de projeto
O conceito original do edifício era "Veleiros na Cidade da Água", com o intuito de expressar a sua leveza. A fim de tornar o edifício melhor integrado com o ambiente natural e diminuir o período de construção, o compensado é usado para sua estrutura. As colunas e vigas de madeira são expostas diretamente para reduzir o trabalho do design de interiores e trazer a beleza da estrutura aparente.
Seu foyer é feito de estrutura tradicional de madeira com dupla inclinação, tijolos cinza e placas de aço coloridas.
Dois pátios são criados nas laterais do foyer através da integração das paredes de tijolos com o paisagismo. Os elementos relacionados à água no acesso principal fazem com que o edifício se misture com a paisagem natural.
Espaço interior
O foyer e os demais ambientes internos são retangulares e quadrados. Há uma área de exibição pública circular e um corredor de vendas de souvenirs entre o foyer para criar uma transição suave entre o espaço aberto e o privado. Através da integração de ambientes funcionais no espaço de tráfego, é oferecida ao turista uma possibilidade de “brincar e andar”, o que é coerente com o conceito geral do projeto da Luxelakes.
O corredor de vendas é menor do que o foyer e a área de exibição, assim, os turistas podem ter uma sensação de abertura ao entrarem no hall ou na área de exposição do corredor. Seu interior minimalista expõe a estrutura de madeira. Todas as divisórias não seguem até o teto, a fim de tornar o espaço mais aberto e livre.
Paisagismo
O paisagismo é iniciado a partir do terreno em declive à beira-mar da Ilha dos Luxes, considerando cuidadosamente a diferença de nível.
As plataformas são projetadas para resolver a diferença entre as duas piscinas nas laterais do caminho pedonal na entrada. Os turistas têm vista para o lago enquanto caminham ao longo do percurso e a água da piscina surge perfeitamente sobreposta ao lago. Há, ainda, uma calha desde a piscina menor que cria uma pequena cachoeira.